Na quarta-feira, 7 de fevereiro, moradores da localidade de Palhal, em Linhares, Espírito Santo, realizaram um protesto bloqueando várias estradas da região. A principal reivindicação dos manifestantes é a pavimentação das vias e melhorias na escola local.
Segundo um membro da Associação Integração aos Moradores e Produtores Rurais do Palhal, a Prefeitura de Linhares havia prometido que as obras começariam em 22 de dezembro de 2023, mas até o momento nada foi feito. A tesoureira da Associação, Girlene Mengalli Guasti, informou que houve uma reunião com a subsecretaria de Educação de Linhares, onde ficou acordado que o município iniciaria a construção de um banheiro, refeitório, cozinha e almoxarifado na escola de Palhal na data prometida. No entanto, as aulas já retornaram e as obras ainda não começaram.
O protesto, que teve início nas primeiras horas da manhã, causou grandes transtornos na região, afetando o tráfego e dificultando o acesso às propriedades rurais. Os moradores colocaram barricadas e utilizaram faixas para chamar a atenção das autoridades e da população sobre suas demandas.
Além das melhorias na escola, outra reivindicação importante dos moradores é a pavimentação das estradas de Palhal. De acordo com Girlene Mengalli Guasti, a falta de manutenção das vias tem dificultado o transporte e o escoamento da produção agrícola, prejudicando a economia local.
A mobilização tem como objetivo pressionar as autoridades para que cumpram os compromissos assumidos e melhorem a infraestrutura local. Os moradores esperam que, com o protesto, a Prefeitura de Linhares atenda às suas demandas e inicie as obras o mais breve possível.